Mães no mercado

Compartilhando experiências com mães para dar continuidade aos seus sonhos e projetos.

Mulher, mãe e trabalhadora

Ser mulher, ser mãe, ter uma estabilidade financeira, qual mulher nunca sonhou com isso? Bom, eu fazia parte desse grupo que tinha a vida toda planejada: terminar a faculdade, arrumar um bom trabalho, casar e ser mãe.

Porém, uma decisão tomada de maneira equivocada mudou tudo. E vi que seria difícil conciliar as minhas expectativas de mulher com a maternidade e a vida profissional. Muita vezes tentamos encontrar um equilíbrio que parece inalcançável.

Ainda mais quando se é mãe solo, conhecida popularmente como “mãe solteira”. Por três vezes, vivi a experiência da maternidade e com ela o dilema de ter que escolher: me realizar profissionalmente ou estar presente em todas as fases do desenvolvimento dos meus filhos. Conciliar a maternidade com a carreira profissional é um desafio constante, pois ela acrescenta uma camada extra de complexidade a esse cenário difícil.

A imagem ilustra uma mãe agachada enquanto amarra os cadarços do tênis de seu filho pequeno. O menino, que está de pé em um tapete marrom com bolinhas, usa uma camiseta amarela e shorts azuis. Ao lado deles, um cachorro pequeno e cinza, com uma bandana verde no pescoço, observa a cena. O fundo é de um tom azul claro, sem outros detalhes.

Não depende só de mim

Por muitas vezes a tristeza me vencia e chegava a pensar que era uma batalha perdida, que me deixava cheia de culpa e incertezas.

“Será que estou fazendo o certo? Trabalhar pouco e ficar com as crianças, acompanhar todas as suas descobertas e novas experiências ou trabalhar muito e dar-lhes toda a assistência necessária?”

No mundo em que vivemos, já é cultural, nós mulheres enfrentarmos várias barreiras sociais, desde a falta de politicas públicas voltadas às mulheres que são mães de família, como falta de oportunidades e até a desigualdade salarial. Todos esses fatores fizeram com que eu refletisse e percebesse que não era uma situação isolada e que muitas mulheres também vivenciam as mesmas situações que eu.

Além disso, questões como licença maternidade insuficiente, a falta de creches acessíveis e a cultura empresarial tornam ainda mais desafiador para as mulheres conciliarem suas múltiplas identidades. Por muitas vezes fui confrontada com o preconceito e a discriminação devido a condição de ser mãe.

No entanto, apesar de todos esses obstáculos, não desisti, continuei a enfrentar os desafios que eram me impostos com resiliência e determinação. Tudo isso me serviu de experiência, fazendo com que eu encontrasse maneiras criativas de equilibrar minha vida pessoal e profissional.